sexta-feira, 9 de janeiro de 2009


Em que implica o tema da moradia? Entre inúmeros outros aspectos, temos a necessidade imediata de abrigar uma família; acrescentamos a isto a formalização do sentido de propriedade, que, por sua vez, precisa ser financiada. E, no contexto da realocação de famílias que saíram de assentamentos informais, um espaço com maior qualidade que a moradia anterior, oferecendo, se não plenamente, ao menos um passo em direção, ou um esboço de cidadania.

O projeto Elemental é responsável por alguns conjuntos residenciais localizados no Chile, projetados e construídos com subsídios públicos, que reúnem algumas das qualidades necessárias para a habitação de interesse social.

Segundo Alejandro Aravena, integrante do projeto,

Para criar o programa Elemental, visualizamos a oportunidade de mudar a abordagem da moradia social, de criar uma residência que, inserida na lógica da propriedade, fosse usada pela família como capital com valor crescente.
Revista Projeto Design, n° 347 - p5

Aravena salienta que a noção de boa moradia vai muito além da estrutura da unidade e da quantidade de moradias, e que um bom terreno é o terreno onde as famílias querem estar:

O que importa é onde estão as famílias, se elas estão tirando partido da rede de oportunidades que a cidade lhes oferece, se gastam pouco dinheiro e tempo com transporte, se as escolas localizadas próximo de suas casas têm bons professores e são acessíveis aos seus filhos, se há centros de saúde com bons profissionais e locais de recreação perto. Isso é terreno caro
Revista Projeto Design, n° 347 - p5

Para mais informações: http://www.elementalchile.cl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário